Lab Of The Future
- André Da Silva

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 19 horas

O projeto Erasmus+ Lab of the Future está agora oficialmente em andamento!
Nos dias 1 e 2 de outubro, realizámos a reunião de lançamento em Valência, onde todos os parceiros do projeto se reuniram pessoalmente para planear o trabalho a realizar nos próximos 30 meses.
Esta primeira reunião reuniu os parceiros valencianos, NOVOTEC (coordenadores), Fundación Equipo Humano e IES Dr. Peset Aleixandre, bem como parceiros de outros países, Ambidata (Portugal), Metricode (Itália), Centre for Knowledge Management (Macedónia) e as associações europeias de laboratórios (EUROLAB) e centros de formação profissional (EfVET).
Objetivo do projeto
Desenvolver materiais e estratégias de formação que melhorem as competências digitais dos técnicos de laboratório, estudantes de EFP e formadores — promovendo uma transição digital e ecológica em todo o setor laboratorial da UE.
Resultados esperados
Desenvolvimento de uma plataforma de e-learning imersiva e autónoma, adaptada às necessidades dos técnicos de laboratório e dos estudantes de EFP.
Formação de 192 técnicos de laboratório e estudantes de EFP em 5 países e com alcance em toda a UE.
Grupo de Trabalho sobre Digitalização da UE com 60 membros envolvidos.
Tópicos do programa de formação
Tecnologia verde (TI)
Inteligência artificial e Machine Learning
Realidade virtual
Internet das Coisas (IoT)
Gestão de infraestructura Cloud
Sistemas de Gestão de Informação para Laboratórios e Centros de EFP
Próximos passos
Os parceiros irão compilar boas práticas em matéria de digitalização de laboratórios e centros de formação em toda a Europa.
Estas práticas constituirão um guia de melhores práticas inovadoras para inspirar a colaboração e o intercâmbio.
Os desafios que temos pela frente são grandes, mas a nossa motivação é ainda maior!


Cofinanciado pela União Europeia. As opiniões e pontos de vista expressos são exclusivamente dos autores e não refletem necessariamente os da União Europeia ou do Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE). Nem a União Europeia nem a Agência Nacional SEPIE podem ser responsabilizadas por eles.



